Lendas e Tradições
Arcos de Murta
A feitura dos arcos de murta constitui uma arte e uma tradição que vêm de longos tempos, transmitida de geração em geração chegou aos nossos dias.
O levantamento dos arcos é um momento inesquecível e de grande emoção. Há uma grande azáfama, todos querem ajudar, sente-se bater forte com ansiedade e alegria os corações dos ramalhenses. Antigamente puxados por duas juntas de bois e a ajuda de homens, é hoje por razões óbvias levantados por uma máquina, não deixando contudo de ser um acto grandioso. Finalmente de pé, são então apreciados na beleza dos seus desenhos, sempre diferentes de ano para ano.
A sua estrutura é constituída por 8 varas de pinho, tendo as 4 mais altas cerca de 11 metros. Estas por sua vez são travadas com várias travessas de eucalipto aplicadas horizontal e estratégicamente de forma a criar os espaços para aí se aplicarem os desenhos pretendidos.
Toda a estrutura dos arcos é revestida com murta assim como todos os seus desenhos executados por vários voluntários sempre com a supervisão de um mestre responsável.
Os festejos em honra de Nossa Senhora da Ajuda, sendo uma manifestação vincadamente religiosa, tem nos últimos anos uma componente social, realizando-se na segunda semana de Setembro. É nesta semana que se podem observar estes imponentes arcos, fruto da tradição do povo ramalhense.